domingo, outubro 09, 2005

Meu primeiro e único emprego

Todos que me conhecem devem saber muito bem que sou totalmente a favor da lei do menor esforço. Sou capaz de ficar com fome só pra não ter que lavar os pratos sujos. Mas, certa vez, resolveram bagunçar toda minha rotina, minha mãe decidiu que eu tinha que trabalhar estagiando em algum lugar(remunerado claro, de graça não rola mesmo).

De início fiquei logo triste, porque eu estava deixando meu cabelo crescer já por 5 meses. Não posso nem falar que o cabelo ficou comprido, na verdade, ele ficou grande, cresceu para todos os lados possíveis, menos para baixo. Diante desta situação, tive que tomar decisões drásticas, como por exemplo, apenas sair de boné na rua.

Eu andava com o boné, não com o gato

Então tive que cortar o cabelo como quem leva uma punhalada no coração... 5 meses não são 5 dias... é né, fazer o quê. Fui pra maldita entrevista de estágio sem incidentes maiores. Na mesma semana já estava trabalhando. Imaginava eu que iria ficar num setor que tivesse algo haver com o que eu estudava, no caso, seria o laboratório de análises clínicas.

Engano desta mente ingênua. Como tem gente que não sabe nem o que é um banner do google, melhor explicar o que eu estudo. Eu curso Farmácia-Bioquímica. O curso de Farmácia, como o próprio nome já diz, gradua farmacêuticos, não balconistas!! Acho que não preciso explicar a diferença de um pro outro né? Após finalizar o curso de Farmácia, o estudante pode optar por continuar estudando Bioquímica.

O farmacêutico-bioquímico analisa de maneira geral a maioria dos fluidos humanos e alguns excrementos também(nada é perfeito). Desde sangue, urina, escarro até fezes.

Sim, pra você que acha que o cocô entra numa máquina mágica que o analisa sozinho e dá um laudo bonitinho, sinto lhe informar que você está muito enganado caro colega. Existe um profissional que tem que suportar o cheiro da sua merda durante quase 15 minutos para encontrar aquele minúsculo ovo de lombriga, que está lá graças à sua higiene porca que sua mãe lhe deu, aquela gorda safada!

A minha futura professora iria ser minha "orientadora" no estágio, mas qual foi minha surpresa quando ela respondeu com um não sonoro que eu não podia ficar no setor do laboratório! Pois eu estava ainda cursando só Farmácia! Fiquei pasmo com a resposta dela, a orientadora dos peitos caídos faltou me enxotar com uma vassoura do laboratório, se recusando a ensinar qualquer coisa para minha pessoa.

Como eles não podiam simplesmente me mandar embora, tiveram que me colocar em outro setor do laboratório. Após vários argumentos, acabei ficando na recepção. Ajudando uma senhora no seu serviço. Ao colocar o pé no meu novo setor, ela foi logo abrindo uma caixa de sapato com meu material de trabalho: várias canetas marca-texto, alguns grampos para cabelo, ligas e borracha.

Meu trabalho no "estágio" era o seguinte: escrever num caderno todas as pessoas que deram entrada no laboratório, separando-as por cidade e pelos exames que as mesmas fariam. Lembrando que era um laboratório do governo, imaginem o tanto de pessoas que dão entrada todo dia por aquela portinha. Ela falou que era algo de extrema necessidade para fazer as planilhas no fim do mês.

Mas.... esse mesmo serviço era feito por outra pessoa com um computador. Ou seja, me fizeram de otário ou foi só impressão minha??? Nem um 486 me deram para pelo menos acessar o MSN durante a longa jornada de 4 horas!! Que sentido faz repetir um trabalho que uma pessoa já faz e com uma tecnologia inferior? Isto é, se caneta para alguém for considerado tecnologia.

O jaleco era algo de extrema necessidade no nosso ambiente, não, não pelas bactérias!! Pelo frio!! Algum infeliz perdeu o controle do ar condicionado e essa era a única saída para não tremer os dentes. Aguentei exatos 3 dias no meu "estágio" até que voltei à minha sã consciência e larguei de mão, sem nem cobrar os dias que trabalhei.

Prefiro viver liso e feliz do que triste com 1 salário mínimo no bolso.