sábado, janeiro 21, 2006

Bang! Bang!

Simplesmente um dos mais divertidos card games que já joguei até hoje!! Se acalme, porra!! Você não vai precisar gastar milhões de reais comprando cartinhas a cada nova expansão que é lançada!! Com Bang!, tudo que você precisa para jogar vem na caixa, não precisa comprar mais nada!! Diversão garantida para uma noite regada à coca-cola ou a nuggets frios!

Como funciona o universo de Bang!? Tudo acontece no faroeste, bolas de feno passam a cada instante, farpas no olho e gatos miando são coisas comuns naquele tempo. Existem quatro tipos de personagem, o Xerife, o ajudante do xerife, os foras-da-lei e o renegado. Cada um possui um simples objetivo para ganhar o jogo.

- O xerife precisa matar todos os fora-da-lei e o renegado para ganhar o jogo;
- O ajudante do xerife só ganha o jogo se o xerife ficar vivo no final;
- Os foras-da-lei precisam matar o xerife para vencer;
- O renegado, por ser totalmente insano, tem que ser o último vivo na mesa para vencer.

"Kill all the Outlaws and the renegade!"

A função de cada um é dada aleatoriamente e nenhuma das identidades é revelada, exceto, a de quem pegou o xerife! O xerife se revela e então o jogo começa!! Problema número 1: o xerife não faz a mínima idéia de quem é seu ajudante na empreitada para matar os foras-da-lei!
Problema número 2: todo mundo se diz amiguinho do xerife(só tem filha da puta nesse jogo rapaz, não vacila)!

Além da função de cada jogador, cada um também recebe dois personagens com habilidades especiais, dos quais ele pode escolher apenas um para jogar. O outro personagem recusado, vira o contador de pontos de vida, como mostra a figura abaixo. A cada bala que ele toma, ele diminui uma balinha do seu contador, até chegar a zero!! Momento no qual ele morre e fica só chupando o dedo, esperando o jogo acabar.

"He can play any number of Bang! cards!"

Então chega o momento no qual o sangue começa a jorrar!! Como fazer isso?? Da maneira mais simples possível, pegue sua carta Bang! e mostre para um jogador!! Pronto, ele acabou de tomar uma bala no meio da venta! Mas, ele possui uma chance de se esquivar caso possua a carta "Mancato!"(em inglês, missed). Caso ele mostre esta carta, o Bang! falha e ele desvia sagazmente da bala que iria tomar! As cartas jogadas vão diretamente para a pilha de descarte. Não podendo ser usadas de novo, é claro.

Imagem auto-explicativa

Outra regra crucial do jogo são os números de Bang! que você pode dar por rodada. Caso você não seja Willy,the Kid(foto mais acima), você infelizmente só pode jogar uma carta de Bang! por turno, ou seja, apenas um tiro por turno. Nada mais que um modo de fazer o jogo demorar um pouquinho, já imaginou negada jogando todos os Bang! da mão na primeira rodada?

Mancato!, uma das maneiras de se desviar das inúmeras balas em sua direção!

Meu deus, todos acham que você é um fora-da-lei safado, lhe encheram de bala e agora você tem apenas um ponto de vida!! Seu único destino é morrer?? Não, se você tiver uma cervejinha em sua manga! Usando a carta "Birra", você ganha 1 ponto de vida automaticamente e impede, por hora, sua morte.

Olha a cervejinha marota aí!

Além dessas cartas, existem várias outras, que não são nada complicadas. Nenhuma carta vem com texto, apenas com figuras que simbolizam as ações. Não tem nada de complexo, o único problema é que o jogo, por ser importado, possui seu manual em inglês e com alguns detalhes em italiano(ahh fala sério, você não sabe ler, é?).

A cada turno, o jogador ativo compra duas cartas e faz todas suas ações, que podem ser: baixar alguma arma, mandar bala em alguém, tomar uma cervejinha, aprisionar algum alvo, botar uma dinamite em jogo, xingar a mãe etc... Diversão garantida de 4 a 7 jogadores! Se você morar numa grande cidade, facilmente irá encontrar para vender... eu, que moro no fim do mundo, tive que pedir de fora...

E acabei de pedir a expansão... ah porra, esse jogo vicia muito!