terça-feira, janeiro 10, 2006

Como comprar no ebay

Cansado de produtos caros e com procedência duvidosa? Seus problemas acabaram!! Puta que pariu, pior início de texto da minha vida! Devido a vários pedidos e à falta de imaginação, aqui está o "manual" de como comprar no site mais poderoso de vendas do mundo inteiro, o ebay.


Agora, irei ensinar quem estiver interessado, não pensem que irei fazer algum tipo de milagre: se você não sabe porra nenhuma de inglês, não possui cartão de crédito internacional e não tem um teclado para digitar... infelizmente, não tenho como ajudá-lo. O melhor que você pode fazer é pegar uma faca e dar leves punhaladas na sua barriga até sentir o cheiro da comida de hoje, ok??

Inicialmente, você precisa saber que o ebay possui uma das formas de pagamento mais seguras da internet, o paypal. Você pode criar uma personal account no paypal por este link. Não se preocupe caro leitor, não irão roubar o número do seu cartão(pelo menos, até hoje nunca aconteceu comigo). Mas é bom ter um mínimo de segurança no pc, como: o antivírus atualizado, algum anti-spyware e, o mais importante de tudo, acessar o site pelo Firefox(que você pode baixar no banner da direita).

Como você é espertinho e acha que o mundo é burro. Você rouba o cartão de crédito daquela sua prima insuportável e adiciona no paypal. OK, tenho que admitir que você foi sagaz, mas não o suficiente. Pois, após a adição de algum cartão ao paypal, eles enviam um código para a fatura do cartão. Você, em posse desse código, coloca no site e eles então desbloqueiam o cartão para suas compras. Demora algo em torno de 5 dias úteis para enviarem o código e você pode ver o mesmo através da fatura do cartão pela internet.

86,6 milhões de contas... será que eles iriam sacanear logo você?

Tomara que sua prima não descubra que você roubou o cartão dela...

Efetuado este passo, é hora de você fazer a sua conta do ebay que geralmente é ligada à sua conta do paypal. Sem muitas frescurites, logo, logo sua conta está feita. Pare de dar pulinhos de alegria, ainda temos alguns passos a efetuar para que sua compra seja perfeita. Analisaremos este produto.


O preço de cima em negrito é o atual do leilão, caso você queira logo acabar com sua angústia, você pode comprar imediatamente através do Buy It Now. Mas, não é nem um pouco vantajoso, pois geralmente o preço de buy it now, é preço que dá maior margem de lucro pro vendedor e ao mesmo tempo, maiores buracos na sua carteira.

$23.90 está relacionado ao frete. No caso, é quanto custa o envio para o Brasil, com o seguro já incluso(é bom ter certeza que o vendedor fornece seguro). No exemplo acima, o produto será enviado do Canadá.

1h21m faz referência ao tempo restante do leilão.


Digamos que eu me interessei pelo produto, ao clicar nele, eu tiro todas minhas dúvidas. Na figura acima, eu confirmo que o produto possui seguro(U$ 2,50) e que somado com o frete para o Brasil(U$ 20,95) resultará no valor de U$ 23,90 total. De preferência procurem envio de produtos através da USPS, é bem melhor.

Tudo estaria maravilhoso se não fosse um porém. Como uma maneira de coibir vendedores safados, seu produto corre perigo de passar pela receita federal. Qualquer produto cujo a soma do frete mais valor do produto seja maior que 50 doláres, corre o risco de parar na receita. Parando lá meu amigo, só resta a você chorar... pois terá que pagar 60% do valor total como imposto para retirá-lo. É uma facada, mas nem tudo é perfeito.

De preferência escolha produtos pequenos, que caibam num envelope. Além disso, peça para o vendedor enviar como presente(gift) ou que ele pelo menos reduza o preço real que irá declarar. As chances são bem menores de você pagar impostos.



Outro passo de extrema importância é saber se o vendedor é confiável. A maioria dos produtos que eu compro são de vendedores com mais de 2.000 pontos. Ou seja, o cara tem que ser muito sacana pra deixar de enviar logo meu produto.
Além disso, analisem também o feedback do vendedor, ele pode ter um trilhão de pontos mas já imaginou se ele resolve enviar mais nada pra ninguém? Através do feedback você pode ver se suas últimas qualificações foram positivas ou negativas.

Abaixo vai uma listinha dos vendedores que são de minha confiança, ou seja, nunca me sacanearam até hoje.

Esses são gente boa

Se vale a pena comprar? Faça as contas e tire sua própria conclusão, acho que eu não teria escrito um texto e deixado de ver Sessão da Tarde se não valesse a pena, né? Fiquem à vontade para postar qualquer dúvida nos comentários ou para corrigir qualquer besteira que eu tenha escrito aqui.