sexta-feira, abril 28, 2006

Sim cara, dia da defesa da monografia, acho que uma data que nunca esquecerei. Porra, já esqueci o dia, mas que merda!! Puxando da memória, lembro bem que era uma quinta desse mês!! Opa, opa, lembrei, foi dia 20. Voltando, voltando. Para todos aqueles que nunca apresentaram e para aqueles que ainda pretendem apresentar:

Não adianta, você irá ficar com frio na barriga, você irá tremer com o apontador a laser e o principal: sua monografia vai ter erros que você só irá identificar depois de ter imprimido as 4(QUATRO) cópias para a banca de professores. Assim foi comigo. Olhei paras as 4 cópias, cada uma com cerca de 50 folhas e achava defeito em tudo!

Era defeito na metodologia, defeito nos objetivos, parte da conclusão inadequada. Chegava até a bater uma tristeza, mas o ânimo voltava rapidamente ao olhar para a cara de Bobinho com fome. E mesmo assim, já estava entregue à banca, o máximo que poderia fazer era rezar, mas como nem lembro como se inicia um Pai Nosso, deixei para a minha família esta árdua missão.

Estava marcado para as 16 horas e como é de praxe na faculdade, alguns professores se atrasaram e caíram as consequências em cima de mim. Atrasando também a minha defesa. E os slides? Salvei em um CD e em dois disquetes, apenas por desencargo de consciência. Já pensou se o CD não funciona, nunca se sabe.

Quase 17 horas, aplaudimos com vigor minha colega com sua excelente defesa. Hora de levantar, era minha vez. Tentando ficar o mais calmo possível, coloco o CD no computador... e tiro. Coloco de novo e nada!! Lascou foi tudo!! Computador do tempo do Bozo é foda!! A única opção que sobrava pra mim seria usar o disquete!! Não vou te mentir, mas nunca confiei em disquete e não seria faltando 5 minutos para iniciar minha defesa que eu iria começar a confiar. Já suando frio, coloco com carinho o disquete e não é que ele não funciona também.

Se fiquei irado?? Que nada, rapá! Normal, imaginei que fosse acontecer isso mesmo. Após muito tentar, o bichinho resolveu funcionar!! E imediatamente copiei o arquivo pro computador!! Pronto, agora eu só não apresentava se o HD queimasse, ou se o prédio caísse em pedaços(acho a segunda opção mais plausível que a primeira, acredite).

Bem, estaria mentindo se dissesse que não fiquei nervoso mas já tinha ensaiado umas 4 vezes em casa. Deu pra dar uma decorada bacana. No mais foi tudo nos padrões. Mas a melhor parte mesmo, foi o final. Logo após apresentar, a banca tirou suas devidas dúvidas em relação ao trabalho, apresentaram também sugestões e então, meu orientador começou a comentar sobre minha pessoa.

Juro que não esperava nada sobre isso. Ele começou a falar que sou o tipo de aluno que o professor tem prazer em orientar. Que vai atrás das informações, dedicado, enfim, um exemplo de aluno! Porra, se eu chorasse ali ia ser foda, na frente de cerca de 10 amigos que estavam prestigiando a apresentação. Me segurei muito, afinal de contas, quem não gosta de ser elogiado?? E além do mais, ser elogiado na batalha final para arranjar o diploma?? Porra, fiquei feliz de verdade!!

E logo em seguida veio a nota! Um 10,00!! Nossa, foi como se 3 pianos caíssem ladeira abaixo das minhas costas!! Todo o trabalho não tinha sido em vão!! E pra completar, meu professor ainda disse que iria publicar meu trabalho na Revista Brasileira de Análises Clínicas!! Porra, meu coração não aguenta assim doido!!

É com esse tipo de coisa que percebo o quanto vale a pena viver! São momentos únicos, que ficam na memória e no final, foi mais uma batalha que venci em busca dos meus sonhos! Mas como, estava tudo muito bom pra ser verdade, hoje perdi meu celular novo correndo pra ir pegar o ônibus. Nem paguei a segunda parcela ainda...